Jornal Tribuna do Grande Rio
Categoria: Notícias

NUAM-cpiaO Governo do Estado vai instalar Núcleos de Atendimento à Mulher nas Delegacias de Santa Cruz (36ª DP) e Valença (91ª DP) até o final de janeiro. Em fevereiro será a vez das delegacias de Mesquita (53ª DP), Queimados (55ª DP) e Nilópolis (57ª DP). Atualmente, o território fluminense conta com cinco NUAMs: Barra Mansa, Petrópolis, Guarus, Complexo do Alemão e Rocinha.
O NUAM – Núcleo de Atendimento à Mulher é um centro especializado em atendimento a mulher.
O núcleo funciona dentro de uma delegacia distrital, e atende todos os tipos de ocorrência de sua área de circunscrição. O objetivo desses núcleos é deixar o ambiente das delegacias mais acolhedor para as mulheres, com salas reservadas para recepcionar às vítimas.
A equipe do NUAM de Nilópolis já está em treinamento para receber Martha Rocha durante a inauguração do espaço na primeira semana de fevereiro.
O atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica funcionará 24 horas em salas preparadas e reservadas, com quatro inspetoras femininas especializadas que se revezarão nos plantões.
“Este é um antigo anseio das mulheres nilopolitanas que hoje se torna realidade. As DEAMs – Delegacias Especializadas em atendimento à Mulher criadas com o objetivo de realizar ações de prevenção, apuração da investigação em casos de violência contra as ulheres, já estão presentes em 12 localidades do estado: nos bairros de Campo Grande, Jacarepaguá e Centro, no Rio de Janeiro, e também nos municípios de Belford Roxo, Volta Redonda, Niterói, São João de Meriti, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Cabo Frio, Nova Iguaçu e São Gonçalo. Elas são uma delegacia específica para atender à mulher. Já a NUAM, é um núcleo de atendimento à mulher dentro de uma Delegacia Legal.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar