Jornal Tribuna do Grande Rio

DSC00847.JPGA busca por um envelhecimento saudável atualmente é muito comum: o número de praticantes de atividades esportivas aumentou, de maneira que se passou a encarar esta fase da vida de outra forma. As pessoas da “melhor idade” procuram não somente um bem estar físico, mas também mental, sendo mais ativas e participativas na sociedade. É neste contexto que a Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados realiza rotineiramente o aulão gratuito de ginástica terapêutica na Praça dos Eucaliptos, no centro, a partir das 07h30. Nesta quinta-feira, 10, a atividade foi ainda mais especial. Isso porque cerca de 100 idosos realizaram o primeiro treinamento para a apresentação no evento internacional Arnol Classic Brasil Wushu Sanda Championship, que contará com a presença do astro Austro-americano Arnold Schwarzenegger.

A iniciativa tem o objetivo de combater o sedentarismo e prevenir contra doenças crônicas através de aulas ginástica terapêuticas, incentivando à prática de exercícios físicos (alongamentos) e mentais que proporcionam relaxamento muscular. O grupo de idosos do município de Queimados será o único grupo da Terceira Idade do Brasil a se apresentar com a modalidade Lian Gong na competição internacional, que vai acontecer entre os dias 26 e 27 de abril no Riocentro. (Pavilhão 2ª – Avenida Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro). O campeonato ainda contará com a disputa de outras modalidades: Sanda Amador, Sanda Super Fight, Sanda Vs K1, Wushu Tradicional, Wushu Moderno, Wushu Livre, Shuai Jiao, Tai Chi Chuan.

De acordo com o Subsecretário Municipal da Terceira Idade e Professor, Antônio Amorim Alves, os aulões funcionam como uma integração e confraternização entre os idosos além de cuidar do corpo e da mente. “O Prefeito Max Lemos nos orientou a fazer um trabalho social e de informação. Essa atividade é importante para nós porque além de ser um alongamento trabalha nossa concentração. É sempre bom fazer alguma atividade e não ficar parado, principalmente, quando já está aposentado. Nossa cidade tem sido vanguarda quando se fala de Terceira Idade em nosso Estado. Com a apresentação que iremos realizar no evento do Arnold Schwarzenegger, queremos mostrar para o mundo que aqui na Baixada existe uma cidade que trata com prioridade as pessoas idosas”, afirmou Amorim.

Atividades físicas representam mudança de vida

Olga Evaristo de Queiroz, 73, moradora do Bairro Novo Eldorado conta sobre os benefícios que a prática da atividade física gerou para a sua vida. “Antes, não saia do médico. Depois que comecei a fazer atividades físicas, minha saúde melhorou muito e passei a ser mais alegre até na minha casa. Através dessas atividades passo a me sentir viva e ativa. As dores acabaram. Temos que nos preparar da melhor forma possível para representar bem nossa cidade num evento internacional de grande importância”, disse Olga.

Relação dos pólos de atividade física do município:

Grupo Social Integral Professor Amorim (Rua Artur Gragantine, 425 – Fanchem): Funciona todas as segundas e quartas-feiras, às 7h30.

Igreja Batista de Queimados (Avenida Olímpia Silva, 677 - Centro): Funciona todas terças, quintas e sextas-feiras, às 9h.

Praça da Bíblia (Rua da Postiação, s/n° - Inconfidência): Funciona todas as segundas e quartas, às 8h.

Praça dos Eucaliptos (Centro): Funciona todas as terças, quintas e sextas-feiras, às 7h30

Praça Dona Branca (Estrada dos Caramujos, s/n° - Dona Branca): Funciona todas as sextas-feiras, às 8h

Academia da Terceira Idade (ATI) – Bairro Fanchem - As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois períodos: das 7h às 10h e das 16h às 19h

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar