Jornal Tribuna do Grande Rio

Cerca de 80 representantes de órgãos de Promoção da Igualdade Racial se reunirão na capital

Encontro-de-Promoção-da-Igualdade-Racial-2014-cópiaGestores de órgãos de Promoção da Igualdade Racial de todo o Brasil participaram, nos dias 9 e 10 de abril, em Brasília, da reunião sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – Sinapir. A superintendente de promoção da igualdade Racial, Ignez Teixeira, representou Nilópolis.

O objetivo do encontro é reafirmar e ampliar o compromisso dos estados, municípios e Distrito Federal junto às políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial.

Segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial abre um novo ciclo das políticas públicas voltadas à igualdade racial no país, pois possibilita a desconcentração das ações tanto no âmbito do Governo Federal, em suas políticas de saúde, educação, trabalho, entre outras, quanto a descentralização das ações juntamente aos entes federativos, o que aumentará a efetividade das ações.

“O Sinapir define as responsabilidades dos entes federados e com isso aprimora o exercício das políticas públicas e seu efeito direto na vida das pessoas”, explica a ministra da igualdade racial, Luiza Barros

A reunião também abordou assuntos como: depoimentos sobre a criação de ouvidorias permanentes de denúncia de racismo; palestra sobre a participação na Chamada Pública 01/2014 – que selecionará propostas que contribuem para implementação do Sinapir e uma apresentação sobre o Sistema de Monitoramento das Políticas de Igualdade de Racial, ferramenta que traz informações de diagnóstico e monitoramento de duas políticas estratégicas para a promoção da igualdade racial no Brasil. Além disso, foram apresentadas as propostas legislativas de interesse da população negra em tramitação no Congresso Nacional.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar