Jornal Tribuna do Grande Rio

Prefeito Timor cumprimentou os  agentes de Sade.JPGO prefeito de Japeri, Timor, acompanhado do secretário de Saúde de Japeri, Sílvio Mendonça, empossou duzentos e quarenta Agentes Comunitários de Saúde (ACS), aprovados através de processo seletivo. A solenidade aconteceu no Salão de Festas Ágape, no bairro Nova Belém. O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Japeri (COMSAJ), José Gomes, o procurador Geral do Município, Humberto Motta e os secretários Municipais de Japeri, Marcos Paulo Alves de Almeida (Administração), Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), Fabiano Brun (Comunicação), Roberta Bailune (Educação) e Márcio Rodrigues (Cultura), prestigiaram a solenidade.
Para o presidente do COMSAJ, a atividade do agente comunitário de saúde, é de grande importância. “O agente é aquele profissional que visita as casas e que na maioria das vezes, conhece os seus moradores. O agente desenvolve as ações que fazem a integração entre as equipes de saúde e a população”, definiu José Gomes.
O secretário de Saúde parabenizou os agentes de saúde pela conquista através do processo seletivo e pediu empenho dos agentes. “Vocês são fundamentais para a melhoria da qualidade da saúde no município. É necessário que vocês visitem as casas e juntos vamos combater diversas doenças, principalmente a dengue”, afirmou Silvio Mendonça.
O prefeito Timor em seu discurso parabenizou aos agentes comunitários de saúde e enfatizou. “As responsabilidades de vocês no exercício da função é de grande importância. Além do contato e orientação aos moradores, precisamos dar atenção as gestantes. É importante lembrar que devemos atender a todos com respeito e com carinho. Confio e acredito que vocês vão desenvolver um grande trabalho em benefício da saúde e principalmente para os japerienses. Vamos trabalhar juntos sem descanso, unindo forças, para oferecer uma saúde melhor para todos e por isso peço o empenho de todos”, concluiu o prefeito Timor.
O agente comunitário de saúde é o profissional que desenvolve ações que buscam a integração entre a equipe de saúde e a população das áreas das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Um dos elos que potencializa a atuação dos ACS’s e a população local é o fato do ACS ser morador da comunidade. O ACS deve, sobretudo, promover atividades de prevenção de doenças através de visitas domiciliares, vigilância à saúde e participar ativamente de atividades de ações educativas individuais e coletivas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar